Prevenção e atenção constantes

Atualizado: 6 de Out de 2018

O Outubro Rosa nos lembra de uma tarefa que devemos ter sempre em nosso dia a dia: prestar atenção no nosso corpo, realizar os exames necessários e prevenir o câncer de mama.


Os números assustam. Atualmente, cerca de 60 mil mulheres descobrem a doença no país por ano. E as previsões apontam que 1 em cada 9 mulheres terão esse tipo de câncer ao longo da vida. Com tantos casos, o tipo de mama é o que mais atinge as mulheres, perdendo apenas para o de pele. A boa notícia é que quando detectado cedo, a chance de cura é de até 95%. Por isso, a importância da prevenção.


Esteja atenta ao seu corpo!


Pessoas com fatores de risco, como histórico familiar ou obesidade, têm maiores chances de serem incluídas nas estatísticas no futuro, porém essas não são as únicas causas para o surgimento da doença. Hoje, infelizmente, existem casos em mulheres cada vez mais jovens e em quem nunca teve contato com a doença no círculo familiar até então. De acordo com a Dra. Juliana Paulina Schneider, Ginecologista e Obstetra integrante do quadro de profissionais da Omedic, alguns sinais podem servir de alerta, como nódulos ou caroços nas mamas, nódulos nas axilas, alterações na coloração da pele, sendo ela mais vermelha ou retraída, alterações no mamilo e saída de líquidos pelo mamilo.

A importância dos exames no diagnóstico Portanto, novamente reforçamos a importância de se cuidar e estar atento ao seu corpo. Realize o exame de toque, vá ao médico regularmente e faça outros exames quando necessário. O ideal é que a mamografia seja feita anualmente a partir dos 40 anos, até os 74 anos, avaliando a expectativa de vida nessa fase. Porém mulheres com histórico de câncer de mama na família em primeiro grau (mãe ou irmã), devem realizar a mamografia 10 anos antes (por exemplo: mãe teve aos 45 anos a doença, então a paciente deve iniciar o rastreamento aos 35 anos). Além disso, o médico ainda pode pedir exames complementares para uma avaliação completa. De acordo com a equipe da Imavida Diagnóstica, clínica de ultrassonografia localizada aqui na Omedic, a ultrassonografia mamária é recomendada para avaliar a existência de cistos ou nódulos nas mamas e também quando há inflamações ou dores na região dos seios. O procedimento é feito de forma indolor e rápida, com qualidade e conforto.

➡ Agende a sua consulta ou exame através do nosso site, na aba Agendar Consulta ou pelos números abaixo:

📞 3632-2548 e 📲 99146-8716